Legisperitum

Go down

Re: Legisperitum

Post  leonardocruzbr on Wed Oct 30, 2013 10:26 am

Karander wrote:NRPG:
desculpa perguntar aqui, mas fiquei com uma duvida quanto a rolagem do leo, nao deveria ser uma rolagem de d20 so separado entre 11/9 ( ate 11 suspicious, maior q isso trusting)?
Como eu tive sucesso no teste de Suspicious, sim. Mas eu poderia ter falhado, então teria que rolar Trusting. Então, eu preferi rolar logo os dois de uma vez, só por precaução.

Afinal, Lucius tem Prudent 16.Wink 

Back to top Go down

Re: Legisperitum

Post  EnderBR on Wed Oct 30, 2013 12:35 pm

NRPG:

Karander wrote:desculpa perguntar aqui, mas fiquei com uma duvida quanto a rolagem do leo, nao deveria ser uma rolagem de d20 so separado entre 11/9 ( ate 11 suspicious, maior q isso trusting)?
leonardocruzbr wrote:Como eu tive sucesso no teste de Suspicious, sim. Mas eu poderia ter falhado, então teria que rolar Trusting. Então, eu preferi rolar logo os dois de uma vez, só por precaução. 
Para este tipo de teste (de características que não são "salientes") a testagem é opcional, poderia ser um lance de moeda. De fato o Leo poderia trabalhar na cena como quisesse - desde que antes de escolher fazer a rolagem. O método do teste está correto. Teste a característica em cheque (suspicious no caso) e, em caso de falha teste a oposta. Duas falhas significa que o personagem mantém a liberdade de ação, um sucesso indica a atitude obrigatória a partir da rolagem.
avatar
EnderBR
Magister Ludi


View user profile

Back to top Go down

Re: Legisperitum

Post  Karander on Wed Oct 30, 2013 10:55 pm

NRPG :
agora fiquei totalmente confuso, se as duas caracteristicas sao opostas e somam 20, porque vc deveria fazer dois testes? vc so esta exarcebando a caracteristica maior, e fazendo cada ponto mais relevante q o anterior.

exemplo em pauta: digamos q eu tenha 10 de trusting/10 suspicious:

rolo 1 d20 para trusting e 1 para suspicious:
sucesso na primeira: trusting(50% de chance)
sucesso na segunda: suspicious - 25% de chance (0,5*0,5)
falha em ambos: faz o que der na telha - 25% de cdhance (0,5*0,5)

rolando 1 so d20 para trusting:
sucesso: tursting (50%)
falha: suspicious (50%)

(isso me parece bem mais condizente com uma caracteristica q vc tem meio a meio)

suponha agora q por exemplo eu resolva fazer o primeiro metodo e ao inves de testar suspicious, comeco testando trusting:
trusting 50%
suspicious 25%
faço o q eu quiser 25%

Ou seja, apenas trocando qual eh a "base" do teste, inverti a probabilidade de duas caracteristicas q pra meu pc sao equilibradas.

agora indo pro ponto mais extremo trusting 16/suspicious 4
testo trusting primeiro : 80% de ser trusting
testo suspicious : 4% de chance de ser suspicious (0,2*0,2)
chance de fazer o q eu quiser: 16% (0,2*0,Cool

agora invertendo a ordem do teste , testo suspicious primeiro:
chance de ser suspicious: 20%
chance de ser trusting: 64% (0,8*0,Cool
chance de fazer o q quiser: 16% (0,8*0,2)

ou seja, se eu quiser ser suspicious tendo trusting 16 basta eu escolher testar suspicious primeiro, dessa forma tenho 36% de chance ao inves de 20%. Como isso faz sentido?

Back to top Go down

Re: Legisperitum

Post  leonardocruzbr on Thu Oct 31, 2013 3:37 am

Karander wrote:NRPG :
agora fiquei totalmente confuso,  se as duas caracteristicas sao opostas e somam 20, porque vc deveria fazer dois testes? vc so esta exarcebando a caracteristica maior, e fazendo cada ponto mais relevante q o anterior.
Certo. Na verdade, embora eu tenha rolado as duas caracteristicas, o primeiro teste tinha prioridade. Como meu teste de Suspicious teve sucesso, o teste de Trusting tornou-se irrelevante. O mais corretor teria sido eu testar Suspicious e, apenas caso este tivesse falhado, eu testar Trusting. Mas eu quiz agilizar e rolei os dois juntos.

Back to top Go down

Re: Legisperitum

Post  leonardocruzbr on Thu Oct 31, 2013 3:46 am

Karander wrote:NRPG :
ou seja, se eu quiser ser suspicious tendo trusting 16 basta eu escolher testar suspicious primeiro, dessa forma tenho 36% de chance ao inves de 20%. Como isso faz sentido?
Quando você decide fazer algo contrário a uma caracteristica 16+, você é obrigado a testar a caracteristica oposta. Caso você falhe na rolagem, deve rolar a rolagem oposta. Caso falhe nas duas rolagens, pode agir como quizer.

Exemplo:
1) Personagem com Trusting 16, quer agir como suspicious. Rola Suspicious (4) e tem sucesso. Pode agir como suspicious.
2) Personagem com Trusting 16, quer agir como suspicious. Rola Suspicious (4) e falha. Rola então Trusting (16) e tem sucesso. Tem que agir como Trusting.
3) Personagem com Trusting 16, quer agir como suspicious. Rola Suspicious (4) e falha. Rola então Trusting (16) e falha. Pode então agir como quizer.

Já quando as caracteristicas são próximas (como o Suspicious/Trusting de Lucius), a rolagem é opcional. Na verdade, eu poderia ter decidido eu mesmo o que Lucius iria fazer, mas decidi confiar nos dados.

Back to top Go down

Re: Legisperitum

Post  Karander on Thu Oct 31, 2013 6:19 am

NRPG:
leo, nao estou criticando o fato de vc ter feito as duas rolagens pra agilizar, isso eh muito normal e nao tem problema nenhum em nenhum sistema. Entretanto vc respondeu duas vezes ao meu post e nao percebeu q a grande falha esta EXATAMENTE em quando vc tem q rolar o valor menor primeiro.

Leia o meu exemplo abaixo e vc vera q na situacao descrita por vc , rolar suspicious (4) eh sempre melhor q rolar trusting (16) . no primeiro caso, sua chance efetiva de ser suspicious eh de 36% , ja no segundo caso a chance de ser suspicious cai pra 20%.

Se fosse uma rilagem simples (1 d20) as chances seriam 80% trusting e 20% suspicious independente do q vc rolar. Isso nao tira o merito de vc nao ser obrigado a jogar quando suas caracteristicas nao sao dispares, Isso pode continuar valendo independente do problema da rolagem.

Back to top Go down

Legisperitum

Post  EnderBR on Thu Oct 31, 2013 12:50 pm

Leandro,

As probabilidades não são equilibradas mesmo e variam de acordo com a trait que você testa primeiro. O sistema é propositalmente escrito assim e o principal ponto aqui é que é a rolagem deve ser sempre pedida pelo GM, que decide qual trait está sendo "tentada".

É importante que haja duas rolagens pois você só pode ganhar um experience check e, portanto, mudar naturalmente suas traits, se você tiver rolado aquela trait especificamente.

Se tranquiliza: pense nas traits opostas como dissociadas uma da outra. Normalmente quando uma sobe a outra desce, mas isso não é necessariamente válido para bônus e penalidades (geralmente só se aplicam a uma) nem para quando a trait fica maior que 20 (a outra estaciona em 1)

Isto tudo posto, na verdade o que fica capenga é o sistema de o próprio jogador testar a trait para saber o que o personagem faria. Como este caso NUNCA GERA EXP CHECKS acho que fica a cargo de cada um decidir como quer testar... coin toss, teste e trait usando um d20, dois testes, por aí vai...
avatar
EnderBR
Magister Ludi


View user profile

Back to top Go down

Re: Legisperitum

Post  Sponsored content


Sponsored content


Back to top Go down

Back to top


 
Permissions in this forum:
You cannot reply to topics in this forum