Evolução de personagens

Go down

Evolução de personagens

Post  EnderBR on Wed Sep 26, 2012 8:04 pm

Todo mundo gosta de ver seu personagem evoluindo, se tornando mais do que ele originalmente era. Em Pendragon isso acontece através de Glória, treinamento, experiência no campo e o envelhecimento.

Experiência é obtida através de checks de experiência, durante a Fase de Inverno.

Toda perícia, paixão ou característica podem mudar através do treinamento ou do hábito e, na ficha, possuem uma checkbox para marcar. Esta caixa ganha uma checkmark (um check) quando o personagem ganha experiência naquele atributo. Isto indica que o personagem não vai evoluir instantaneamente e sim que ele irá evoluir ao longo do ano. A checkmark lembra ao jogador de verificar, durante a fase de inverno, se esse crescimento reverte em um aumento numérico no atributo.

Perícias

O mestre avisa quando o personagem ganha um check em uma perícia. Isto ocorre geralmente em uma de duas situações

a) O personagem obteve um sucesso decisivo em um roll da perícia
b) O personagem obteve um sucesso em uma situação muito significativa

Ou seja, não adianta matar ratos no porão da casa da mamãe para "fazer leveling up".

Características e Paixões

Como no caso das perícias, o mestre pode indicar ao jogador que o personagem dele ganhou um check em uma característica ou paixão. O único requisito para um check é que haja uma rolagem daquele atributo, mas o mestre decide as situações em que um check será dado. Note que este check não necessariamente pode ser desejado.
avatar
EnderBR
Magister Ludi


View user profile

Back to top Go down

Glória

Post  EnderBR on Wed Sep 26, 2012 8:47 pm

A glória é, em si, o "objetivo" do jogo. É a maior moeda de recompensa no jogo dada aos jogadores pelo mestre e o próprio KAP não estipula regras "de ferro" para valores de glória, deixando a cargo do GM a sintonia fina das recompensas no jogo.

A glória é um valor numérico que visa ser um proxy para a reputação e visibilidade do personagem. Vai além das paixões honra e lealdade, representando na verdade o quanto o personagem é reconhecido pela sociedade na qual está inserido. Todos sabem o status relativo dos personagens e NPCs com os quais estes interagem.

É importante frisar que glória não é a "qualidade" da reputação do personagem, sendo meramente a "quantidade". Um personagem pode utilizar-se de táticas covardes e desonradas para realizar grandes conquistas e assim tornar-se glorioso, porém de péssima reputação.

Obtendo Glória

Qualquer evento dramático que aconteça no jogo oferece o potencial para um prêmio de glória. Às vezes simplesmente participar do evento é o suficiente (ie: assistir à coroação de Magnentius) mas geralmente realizar ações bem sucedidas é necessário para ganhar glória.

Realizar ações ambiciosas pode dar glória a um personagem também. Vencer um oponente famoso em combate, impressionar o imperador com sua finesse política, encantar uma bela dama e casar-se e gastar rios de dinheiro decorando seu palacete são todos exemplos de ações meritórias de glória.

Glória também pode vir de envetos ou circunstâncias que ocorrem no background, sem a atuação direta do personagem. Ser dono de terras e fortes, por exemplo, dá ao personagem glória todo ano assim como notoriedade e reputação.

Além disso, a sociedade também se preocupa com o comportamento pessoal do personagem além de seus atos extraordinários, assim, uma característica pessoal ou paixão altos também conferem glória anual.

Prêmios de Glória
Os prêmios de glória em geral caem em uma de 5 categorias, cada qual com um valor base que é modificado de acordo com a percepção do GM:
- Mundano: 0
- Mínimo: 1
- Comum: 10
- Heróico: 100
- Extraordinário: 1000

Combate Individual
Personagens ganham glória por combate individual. Quanto mais terrível o oponente maior a glória. Um oponente glorioso vale mais que um oponente igual mas sem glória. Combate mortal, por ser mais perigoso, confere mais glória. Se vários personagens cooperam para vencer um oponente a glória é dividida entre eles.

Casamento
Casar oferece glória para ambas as partes envolvidas. Cada parceiro ganha glória igual àquela possuída pelo outro até um máximo de 1000. A partir de então, cada um continua a coletar glória individualmente, não mutuamente.

Rolagens de perícias, características e paixões
Se o mestre achar adequado, pode conferir o valor da rolagem já modificada em glória ao personagem. No caso de uma ação de grande significado o valor da rolagem pode receber um multiplicador até um máximo de 5.

Honrarias e títulos
Esta tabela lista a honra ganhada uma vez só por obter os seguintes títulos e honrarias (glória obtida no final do ano)

Posto MilitarGlória
Pedes Limitanei20
Pedes Com. / Eques Lim.35
Lec Palatini / Eques Com40
Lec Schola50
Centurio / Decurio Lim/Com50
Centurio / Decurio Pal/Sch75
Primipilus75
Praefectus100
Dux / Comes 350
Comes Domesticorum500
Magister Militum750
Imperator1000

Posto CivilGlória
Burocrata na cidade35
Burocrata para o Vic. / Pref.50
Curiale75
Corrector100
Vicarius350
Praetorian Prefectus750
Magister Officiorum750
Imperator1000

Honraria ou RankingGlória
Corona15
Equestrian Order50
Senatorial Position100
Comes300
Patrician500

Consumo conspícuo
O gasto de cada Solidus em bens para si ou para outros, até 100 Sd, vale 1 ponto de glória para o gastador. A partir de 100 Sd, cada 10 Sd consumidos valem 1 ponto de glória. Um presente de Sd 120, portanto, vale 102 pontos de glória para quem o comprou.

Paricipação em batalhas
A participação em grandes batalhas confere glória, baseado no sucesso da atuação do personagem em cada round de batalha.

Tarefas ou missões bem sucedidas
Participantes em uma tarefa ou missão oficial são conferidos glória quando completam com sucesso a missão ou tarefa, esta glória em geral suplementa a glória incidental ganhada por derrotar inimigos, presenciar grandes eventos, etc.

Glória Passiva
Glória pode ser ganhada sem que nenhuma ação aconteça. Ao invés disso, a glória para estes eventos é coletada e ganhada durante a fase de inverno:
[list][*]Qualidade de vida: Glória recebida anualmente pelos gastos em qualidade de vida do personagem.
[*]Terras, cargos públicos e fortes: A glória para terra e cargos públicos iguala a renda que se origina destes: 1 Sd = 1 de glória. Fortes fornecem 1DV = 1 de Glória. O máximo para os dois combinados é 100 por ano.
[*]Ideais: Manter as características pessoais "mágicas" de sua religião em 16 ou mais garante 100 pontos de glória na fase de inverno.
avatar
EnderBR
Magister Ludi


View user profile

Back to top Go down

Recompensas da Glória

Post  EnderBR on Mon Oct 01, 2012 12:24 am

O personagem que obteve 1000 ou mais de glória atingiu renome considerável e ganha benefícios e vantagens especiais em função disso. Além de se tornar elegível para posições de status mais elevado (por exemplo, ser alçado a outro nível de cidadania, ser oferecido lugar entre os Comes ou ser oferecido cargos públicos), os benefícios da Glória afetam diretamente as mecânicas de jogo:

Modificadores de Perícias
Em situações formais em que o personagem estiver interagindo, tais como na corte, status ajuda o personagem a influenciar e impressionar os outros.

Sob aprovação do mestre, um personagem pode ganhar um modificador de até +1 para cada 1000 pontos de glória para a perícia não marcial sendo usada.

Pontos de Bônus
Personagens com 1000 ou mais glória podem adicionar um ponto de bònus em qualquer característica, paixão, atributo ou perícia durante a Fase de Inverno do jogo.

Atributos aumentados dessa maneira podem ultrapassar os valores máximos culturais e mesmo depois dos 35 anos.
avatar
EnderBR
Magister Ludi


View user profile

Back to top Go down

Re: Evolução de personagens

Post  Sponsored content


Sponsored content


Back to top Go down

Back to top


 
Permissions in this forum:
You cannot reply to topics in this forum