Bardos, Druidas, Skalds, Milagreiros, Bruxas, Feiticeiras, ...

Go down

Bardos, Druidas, Skalds, Milagreiros, Bruxas, Feiticeiras, ...

Post  EnderBR on Fri Sep 21, 2012 12:16 pm

Como foi dito na ambientação, o jogo busca trazer a maior verossimelhança histórica possível com os poucos recursos que temos sobre a época e o local. Dentro do contexto, as pessoas acreditavam em divindades interventoras, fantasmas, monstros e feitiçaria. Para modelar estas crenças e as pessoas que navegavam neste mundo marginal do sobrenatural utilizaremos uma versão limitada das regras de magia do KAP 4a Edição.

Note que nem todos os personagens religiosos devem utilizar poderes sobrenaturais. Estas regras visam modelar as "pessoas de grande poder", que são devidamente temidas, respeitadas e excluídas em função disso. Vamos chamar estes personagens, genericamente, de magos.

O primeiro passo na criação de um mago é escolher sua tradição mágica.
avatar
EnderBR
Magister Ludi


View user profile

Back to top Go down

Tradições Mágicas

Post  EnderBR on Fri Sep 21, 2012 12:24 pm

Druidas
Spoiler:
Descrição:
Os druidas eram os praticantes organizados da religião pagã celta antes das invasões romanas. Nas áreas romanizadas eles foram completamente eliminados pois eram temidos como forças organizadoras, contra o progresso cultural trazido pelos romanos. Os druidas não desapareceram completamente, entretanto: nos recantos mais longíquos, onde os romanos julgaram não valer à pena "civilizar", os druidas permaneceram, guiando os líderes tribais e presidindo as cerimônias religiosas que garantem a continuidade e alternância do mundo. Na ilha esmeralda, o Eire, eles ainda são a organização religiosa dominante, bem como no norte gélido.

Cultura/Religião:
Irlandês ou Picto/Paganismo Celta

Requisitos:
Somente homens podem ser druidas. A entrada na ordem geralmente é determinada no nascimento, mas são admitidos homens que provem seu conhecimento de mito e história, bem como habilidades bárdicas e exibam uma aptidão para interagir com o "mundo invisível". O aplicante deve demonstrar a vontade de servir à sociedade e aos deuses do mundo e obediência e submissão necessária para ser admitido nos segredos sagrados dos druidas.
Iniciados juram um voto sagrado, desistem de suas vidas anteriores e gastam de 1 a 20 anos em reclusão aprendendo o necessário para exercer a profissão.

Deveres:
Druidas precisam obedecer a todos os superiores hierárquicos em sua ordem. Eles servem à sociedade interagindo com o "mundo invisível". Eles praticam a cura, entretenimento e memorizam as leis, histórias e genealogias do seu povo.

Benefícios:
Druidas são honrados e respeitados por aqueles que os conhecem. Além disso podem aprender os segredos antigos da ordem para comungar com os deuses e o mundo.

Valores Iniciais de Talentos:
Divination 3, Glamour 2, Heal 1, Sacred Space 3, Shapeshift 2, Travel 2, Weather Control 3

Talentos Restritos:
Demonize

Outros Benefícios:
Celestial Lore +3, Geomantic Lore +3, Sight +4, Folklore +6, Read (Ogham) +2, Just +3, Love (divindade) 3d6

Bardos
Spoiler:
Descrição:
Bardos eram originalmente a classe inferior dos druidas. Eles aprendiam as histórias e tradições para enterter e ensinar o povo. Na Britannia os druidas foram destruídos, mas os bardos mantiveram suas funções de entretenimento nas cidades e campos, e até mesmo cristãos tomaram os hábitos e estudaram os truques dos bardos antigos. Outras tradições tem suas próprias versões do bardo, como os skalds nórdicos.

Cultura/Religião:
Qualquer/Paganismo Celta (Bardos) ou
Qualquer/Paganismo Nórdico (Skalds) ou
Qualquer/Cristão (Menestréis)

Deveres:
Bardos precisam recitar seu conhecimento sempre que ordenados por um senhor de terras, superior hierárquico ou hospedeiro que esteja lhe abrigando. Eles precisam trabalhar para disseminar o conhecimento entre os comuns e servem de informantes para outros magos.

Benefícios:
Bardos recebem imunidade da fúria de todos os senhores de terra, similar ao santuário dado a druidas antigamente. Eles podem também aprender o lampoon, um tipo de magia de maldição druídica.

Valores Iniciais de Talentos:
Bless 3, Curse 3, Dispel 2, Emotion 5, Protect 1

Talentos Restritos:
Demonize

Outros Benefícios:
Compose +3, Protocol +3, Folklore +2, Orate +3, Singing +3, Play (Harp) +2, Love (divindade) 3d6

Feiticeiras
Spoiler:
Descrição:
Feiticeiras são pessoas que mantiveram contato com a antiga mágica Celta a despeito da chegada do culto imperial e da cristianidade nas ilhas, cujas formas de espiritualidade tinham pouco apelo para os interesses bretões femininos. Enquanto os druidas foram duramente perseguidos por seu papel político e cultural, as feiticeiras que antes cultuavam junto com eles foram largamente ignoradas e sobreviveram como um culto clandestino baseado em fragmentos do culto oficial pagão de outrora que conseguiram sobreviver à passagem das gerações.

Cultura/Religião:
Qualquer/Paganismo Celta

Requisitos:
Para manter a ordem inconspícua, somente mulheres podem se juntar. Se quiserem continuar a evoluir na hierarquia secreta elas não podem casar-se também, embora muitas tomem um ou mais amantes.

Deveres:
Se dedicam a proteger os costumes antigos da Britannia, auxiliando as autoridades que lhes são favoráveis e protegendo a paz em seus domínios. Também servem como curandeiras, profetisas e mulheres sábias.

Benefícios:
Mulheres interessadas em dedicar-se ao serviço à deusa e à Britannia são capazes de trilhar os caminhos da magia protegidas do mundo exterior nos covens de feiticeiras.

Valores Iniciais de Talentos:
Dispel 2, Divination 2, Glamour 5, Heal 2, Sacred Space 2

Talentos Restritos:
Demonize

Outros Benefícios:
Celestial Lore +3, Geomantic Lore +2, Sight +3, Folklore +5, Religion (Celtic Paganism) +4, Love (divindade) 3d6

Bruxas e Bruxos
Spoiler:
Descrição:
Bruxas são praticantes de magia pagã atreladas a uma comunidade e existem em quase qualquer comunidade agrária. São praticantes da wicca (palavra de origem saxã), a sabedoria popular nativa da terra. São líderes de cerimônias e curandeiras nas suas vilas. Elas não são clero, que era uma função druídica, são pessoas sábias nos segredos antigos. Elas abençoam, curam e fazem adivinhações para o povo comum.

Cultura/Religião:
Qualquer/Paganismo Celta (Onde são chamadas Gwrach)
Qualquer/Paganismo Nórdico (Onde são chamadas Wicce)

Requisitos:
Bruxas precisam realizar seus deveres religiosos e mágicos para uma comunidade. Podem ser homem ou mulher, embora existam aproximadamente 4 bruxas para cada bruxo.

Deveres:
Bruxas realizam cerimônias religiosas para suas comunidades nas datas importantes: Samhain, Imbolc, Beltaine e Lughnasad. Estes encontros são grandes eventos sociais, similar a uma grande festa acontecendo em todo o interior. Bruxas devem também possuir habilidades de cura.
Bruxas operam como indivíduos. Sua organização é mantida em segredo mesmo dos próprios praicantes. Em lugares de maioria cristã até mesmo os membros da ordem são mantidos em segredo uns dos outros. Em tais lugares as datas são conhecidas por seus nomes cristãos: Dia de finados, Candelária (purificação da virgem), Festa da cruz (roodmas) e Lammas (benção da primeira colheita e festa da libertação de S. Pedro).
Bruxas geralmente são parte de um coven, consistindo geralmente de 13 membros. O coven é liderado pelo Homem Negro (representando o deus chifrudo) e/ou pela Rainha de Elphame (representando a deusa). Covens se encontram na lua cheia de cada m~es para realizar rituais em grupo, dividir conhecimento e iniciar novos membros.
Covens não possuem terra, pois a terra não pode ser possuída ou construções, geralmente se encontrando em clareiras ou outro local apropriado e guardado pela natureza. Eles podem ter uma área específica de encontro como um círculo de pedras, que eles guardam contra intrusos.

Benefícios:
Bruxas e bruxos obtém os benefícios de serem líderes espirituais locais e o treinamento mágico do coven.

Valores Iniciais de Talentos:
Animal Friend +1, Bless 4, Curse 3, Divination 2, Heal 2, Sacred Space 2, Weather Control 2.

Talentos Restritos:
Demonize

Outros Benefícios:
Celestial Lore +3, Geomantic Lore +2, Sight +4, Folklore +8, Love (divindade) 3d6


Padres Cristãos
Spoiler:
Descrição:
Padres precisam devotar toda suas vidas a sua profissão. Os de menor ranking tem responsabilidade direta por uma congregação e se espera que realizem serviçoes religiosos todo domingo. Os de maior ranking supervisionam os de menor ranking e realizam cerimônias religiosas ao menos nos dias santos e usualmente nos domingos também.

Cultura/Religião:
Qualquer/Catolicismo Bretão, Romano, Gnosticismo ou Arianismo

Requisitos:
Somente homens são aceitos para usar a batina.

Deveres:
Padres devem cuidar dos interesses religiosos e frequentemente administrativos da comunidade a qual estão associados. Eles devem tomar confissões, realizar a missa e administrar os outros sacramentos. Padres devem obediência e respeito a seus superiores hierárquicos e sempre que chamados devem se juntar a concílios para decidir ou ouvir os rumos da igreja.

Benefícios:
São muitos os benefícios: primeiro o conforto espiritual que só os de vida santa obtém; segundo o padrão de vida apropriado ao cargo, embora a maior parte dos cargos sejam humildes.

Valores Iniciais de Talentos:
Banish 3, Bless 2, Curse 2, Demonize 3, Dispel 1, Divine Miracle 4, Protect 1, Sacred Space 1.

Talentos Restritos:
Nenhum

Outros Benefícios:
Orate +3, Read (Latin) +2, Read (Greek) +2, Religion (Christian) +4, Loyalty (Archbishop), Love (God) 3d6

Frades e Professores
Spoiler:
Descrição:
Frades são religiosos cristãos que estão associados a uma ordem monástica mas vivem entre os leigos ao invés da clausura, cuidando das necessidades espirituais do povo. Diferente dos padres eles não estão associados a uma comunidade em específico e costumam viajar pelo interior prestando seus serviços e ensinando o evangelho aonde necessário.

Cultura/Religião:
Qualquer/Catolicismo Bretão (Professores)
Qualquer/Catolicismo Romano, Gnosticismo ou Arianismo (Frades)

Requisitos:
Somente homens são aceitos para usar o hábito.

Deveres:
Cuidar das necessidades espirituais do povo. Frades não são incubidos da responsabilidade de uma comunidade específica e podem viajar aonde seu chamado lhe levar.

Benefícios:
Frades recebem treinamento espiritual e religioso na casa monástica de que fazem parte. Eles possuem apoio da igreja e podem invocar a ajuda de cristãos e devotos para lhes proteger em necessidades.

Valores Iniciais de Talentos:
Banish 2, Bless 3, Curse 3, Demonize 3, Dispel 3, Divine Miracle 2, Heal 4

Talentos Restritos:
Nenhum

Outros Benefícios:
Sight +3, Chirurgery +5, First Aid +5, Folklore +3, Religion (Christian) +2, Love (God) 3d6
avatar
EnderBR
Magister Ludi


View user profile

Back to top Go down

Back to top


 
Permissions in this forum:
You cannot reply to topics in this forum