Mecânicas de Jogo

Go down

Mecânicas de Jogo

Post  EnderBR on Sun Sep 16, 2012 4:57 pm

Rolagem sem oposição
São feitas diretamente contra o valor da estatística pertinente do personagem. Para determinar o sucesso ou falha lance 1d20 e compare o resultado com o valor da estatística do personagem. Se a rolagem for menor ou igual ao número indicado então o personagem foi bem sucedido no que estava tentando fazer.

Modificadores ao valor se aplicam, aumentando ou baixando temporariamente. O valor pode inclusive ser baixado a zero, indicando uma falha automática ou além de 19, indicando um sucesso automático. Em qualquer dos casos a rolagem ainda deve ser feita para verificar a ocorrência de um sucesso decisivo ou falha crítica.
avatar
EnderBR
Magister Ludi


View user profile

Back to top Go down

Rolagens com oposição

Post  EnderBR on Sun Sep 16, 2012 10:40 pm

Rolagem com oposição
São feitas contra uma estatística do personagem e contra a rolagem de um oponente. O sucesso simples pode não ser o suficiente para derrotar o oponente. Para vencer o personagem precisa ser bem sucedido na sua própria rolagem E rolar um número maior que o seu oponente.

Como com rolagens sem oposição, modificadores podem ser aplicados na estatística. Valores acima de 20 aumentam o número rolado, mas a rolagem máxima para o sucesso é sempre 20. em rolagens com oposição uma falha é sempre tratada como se o jogador tivesse rolado um zero, independente do número rolado no dado.

Uma resolução com oposição pode resultar portanto em um dos oponentes vitoriosos e o outro derrotado, um empate, ou ambos os oponenetes derrotados.

Empate: Um empate em Pendragon significa que a situação não se resolveu no momento, embora tempo tenha passado. Continue com a resolução no próximo round, como normal. Empates podem ter significados especiais em algumas circunstâncias. Em combate pessoal, por exemplo, um empate significa que um oponente usando uma espada quebra a arma de um oponente que não esteja usando uma espada.

Sucesso Parcial: Um perdedor em uma rolagem com oposição pode conseguir um "sucesso parcial", ou seja, uma rolagem que sucede contra a estatística, mas não bate a rolagem adversária. Um benefício menor em geral é obtido através do sucesso parcial. Em combate pessoal, por exemplo, um personagem utilizando um escudo pode aparar um golpe se obtiver um sucesso parcial.
avatar
EnderBR
Magister Ludi


View user profile

Back to top Go down

Modificadores

Post  EnderBR on Sun Sep 16, 2012 10:42 pm

Modificadores
O GM pode determinar modificadores devido à circunstâncias específicas de uma cena, de modo a deixar a resolução por dados mais realística. Modificadores são adicionados ou reduzidos sempre da estatística do personagem, não da rolagem. Entretanto, se o valor for modificado para 21 ou mais a rolagem em si é aumentada.

Modificadores reflexivos: Em muitos casos de rolagens com oposição os modificadores são reflexivos. Isso significa que os dois participantes são afetados, mas em direções opostas. Por exemplo: no caso de um lanceiro montado atacando um homem de adaga no chão, o lanceiro recebe +5 para sua perícia Lança enquanto o homem à pé recebe um -5 para sua perícia Adaga.
avatar
EnderBR
Magister Ludi


View user profile

Back to top Go down

Sucessos Decisivos

Post  EnderBR on Sun Sep 16, 2012 10:42 pm

Sucessos decisivos
Sempre que um personagem tentar a resolução de uma rolagem de qualquer tipo ele tem a chance de um sucesso decisivo. Um sucesso decisivo acontece sempre que um personagem rola um número EXATAMENTE IGUAL ao valor de sua estatística APÓS os modificadores.

Independente do número rolado um sucesso decisivo é sempre considerado uma rolagem de 20. Como uma rolagem de 20 derrota qualquer rolagem menor o personagem automaticamente vence ou empata uma rolagem oposta. Isto é verdade mesmo que um personagem com uma característica igual a 1 role um 1.

Em algumas situações (por exemplo, rolagens de atributos) sucessos decisivos não garantem nenhum efeito especial, apenas o sucesso. Na maioria dos casos, entretanto, um sucesso decisivo representa um resultado extraordinário:

Perícias

Um sucesso decisivo em uma perícia tem dois benefícios potenciais:

Primeiro, os resultados são extraordinariamente bem sucedidos, a critério do GM. Em combate, especificamente, um sucesso decisivo indica que o personagem inflige o dobro do dano (o personagem rola o dano duas vezes e soma os resultados).

Segundo, a perícia pode, com aprovação do GM, ganhar um check de experiência, indicando uma chance de aumentar a perícia durante a fase de inverno.

Características e Paixões

Um sucesso decisivo em uma característica ou paixão funcinam de maneira similar à perícias, conferindo benefícios extra e checks de experiência. Um sucesso decisivo em uma rolagem de característica ou paixão indica um comportamento extremo, talvez até mesmo fanático, em acordo com a caracerística ou paixão em questão.
avatar
EnderBR
Magister Ludi


View user profile

Back to top Go down

Falhas Críticas

Post  EnderBR on Mon Sep 17, 2012 12:25 am

Falhas Críticas

Uma falha crítica acontece quando um personagem rola 20, exceto nos casos em que a estatística é 20 ou mais, em cujos casos não existe chance de falha crítica (nestes casos um 20 é um sucesso decisivo).

A falha crítica traz resultados desastrosos, tais como derrubar ou quebrar a arma em combate ou soltar um insulto no meio de uma negociação delicada. Cada perícia traz penalidades específicas para uma falha crítica.

Em alguns casos, especificamente rolagens de atributo, em geral são simplesmente questões de conseguir ou não e falhas críticas não costumam ter um papel desastroso nestes casos.
avatar
EnderBR
Magister Ludi


View user profile

Back to top Go down

Valores acima de 20

Post  EnderBR on Mon Sep 17, 2012 3:33 pm

Valores acima de 20

Como já foi mencionado, se um personagem possui uma característica superior a 20, mesmo que temporariamente, então toda rolagem que ele faz contra aquele valor tem seu resultado aumentado. O aumento é igual ao valor que ultrapassa 20 na característica, por exemplo:

Se um político com Orate 25 tenta fazer uma rolagem não modificada de sua perícia ele irá rolar 1d20+5 contra 20 na verdade. 20 no caso não é uma falha crítica e sim um sucesso decisivo.

Rolagens acima de 20 no dado devem ser tratadas como uma rolagem de 20 que, nestes casos, é sempre um sucesso decisivo. Ou seja, estatísticas que ficam acima de 20 tem efetivamente mais chance de conseguir um sucesso decisivo e eliminam a chance de falha crítica.
avatar
EnderBR
Magister Ludi


View user profile

Back to top Go down

Valores 0 ou menos

Post  EnderBR on Mon Sep 17, 2012 3:39 pm

Valores 0 ou menos

Devido a modificadores, uma estatística pode ser temporariamente reduzida para 0 ou menos. Em tais circunstâncias, o personagem automaticamente falha, mas ainda assim precisa fazer a rolagem uma vez que sua chance de falha crítica é maior.

Cada ponto abaixo de zero aumenta a chance de falha crítica em um. Assim, se uma estatística modificada é -4, o personagem terá uma falha crítica de 16 a 20 na rolagem.
avatar
EnderBR
Magister Ludi


View user profile

Back to top Go down

Re: Mecânicas de Jogo

Post  Sponsored content


Sponsored content


Back to top Go down

Back to top


 
Permissions in this forum:
You cannot reply to topics in this forum