Características e Paixões

Go down

Características e Paixões

Post  EnderBR on Fri Aug 10, 2012 9:33 pm

Características e paixões permitem quantificar o comportamento dos personagens. Características e paixões são o componente principal da reputação do personagem, junto com glória, que é o indicador geral de sucesso no jogo. Características e paixões medem coisas como honra ou confiabilidade enqunato glória mede o prestígio e poder. Os dois sistemas estão ligados pois através de características e paixões se pode ganhar glória

Paixões ou características famosas
Spoiler:
O limiar para ganhar glória por uma característica ou paixão é 16. Se seu personagem tem uma característica Valorous de 15 ele é muito bravo, mas não chega a ser notável por sua coragem. Da mesma maneira um padre com Pious 6 não é considerado particularmente impiedoso.
Rolando características e paixões
Spoiler:
Durante o jogo, o comportamento do personagem pode ser desafiado pelo GM. Em crises é assumido que os personagens agirão de acordo com sua personalidade, não de maneira espontânea ou ambígua. Entretanto, jogadores podem desejar que costume e treinamento triunfem sobre o instinto.

Somente características e paixões famosas (16 ou mais) precisam ser testadas com uma rolagem sempre que o comportamento do personagem for desafiado em uma crise. Basicamente se você ganha glória por um traço de personalidade espere que rolagens sobre aquele valor aconteçam com frequência. Isso significa que quanto maior um traço, menor a quantidade de livre arbítrio que o jogador possui sobre as ações do personagem.

Um jogador pode ainda solicitar uma rolagem quando quiser uma maneira imparcial de determinar o que o personagem faria em determinada situação.
Penalidades e reduções
Spoiler:
Valores para características e paixões sobem e descem ao longo do jogo refletindo o comportamento dos personagens.

Personagens que constantemente exibem um comportamento a despeito de suas características (por exemplo: um legionário que insiste em acumular dinheiro e se preocupa constantemente com isso embora tenha Generous 13) serão forçados a fazer um check da característica que estão apresentando.

Para o caso de paixões, sempre que o GM determinar que o personagem está agindo contra uma de suas paixões ele pode instruir o jogador a automaticamente reduzir em 1 o valor da paixão do personagem.


Last edited by EnderBR on Sun Sep 16, 2012 1:29 pm; edited 3 times in total
avatar
EnderBR
Magister Ludi


View user profile

Back to top Go down

Características de Personalidade

Post  EnderBR on Fri Aug 10, 2012 9:39 pm

Aqui serão postadas descrições de cada característica de personalidade
avatar
EnderBR
Magister Ludi


View user profile

Back to top Go down

Paixões

Post  EnderBR on Fri Aug 10, 2012 11:53 pm

Exemplos de paixões incluem as paixões universais, que quase todos os personagens possuem:

Lealdade (loyalty) é uma das relações fundamentais do sistema social romano. Não existia a questão de se alguém era leal ao seu imperador ou seu patrono, isto estava sempre implícito. Deslealdade era punida severamente (dizimando legiões, por exemplo - isso significa matar um homem em cada dez porque o comandante foi desleal) e carregava tamanha vergonha que praticamente impedia relações sociais futuras para o desleal.

Amor familiar (Love - Family) representa a ligação do personagem com sua família, um sentimento primordial do ser humano. A alta sofisticação da sociedade, a mobilidade geográfica das pessoas e as intrigas por poder dentro dos clãs familiares (o patriarca de uma família romana efetivamente tinha poderes legais sobre seus membros) torna esta paixão um pouco reduzida em relação ao que ela se tornará em tempos de fragmentação social.

Hospitalidade (hospitality) era uma virtude muito valorizada entre os romanos. Em certos aspectos era inclusive um dever social e legal (cidadãos eram obrigados a abrigar soldados em suas casas quando legiões comitatensis estavam alojadas em cidades sem forte legionário ou onde este não bastava).

A honra (honor) para um romano era tão, senão mais, importante quanto para um japonês feudal posteriormente. Basta lembrar que um general desgraçado na república preferia se lançar sobre o próprio gládio à enfrentar o povo. Um romano irá sempre tentar preservar sua honra pois é, efetivamente, sua credencial social. Um romano cuja honra cair abaixo de 4 está sujeito a todo tipo de exclusão social, incluindo mas não limitado à perda de cargos, confisco de bens públicos sob seus cuidados e etc. A pior desonra a um romano é sofrer Damnatio Memoriae após sua morte, onde todo registro de sua existência é apagado de monumentos, documentos e da história registrada.
avatar
EnderBR
Magister Ludi


View user profile

Back to top Go down

Re: Características e Paixões

Post  Sponsored content


Sponsored content


Back to top Go down

Back to top


 
Permissions in this forum:
You cannot reply to topics in this forum