Culturas e Terras Natais - Descrição e Regras

Go down

Culturas e Terras Natais - Descrição e Regras

Post  EnderBR on Mon Aug 22, 2011 3:35 pm

No sistema de Pendragon, uma das escolhas que o jogador faz a respeito de seus personagens é a cultura na qual ele é criado. Em termos de regra, a cultura define, junto com a religião, os scores iniciais nos traços psicológicos do personagem (traits); limita a escolha de terra natal e religião; valores base para os atributos básicos e perícias; perícias especiais, como o conhecimento de lei romana e define ainda as paixões iniciais do personagem - poderosos sentimentos que modificam rolagens. Em termos de história a cultura é possivelmente tão importante quanto e define as opções que o personagem terá na sociedade, sua visão básica de mundo e a opinião fundamental dos outros personagens sobre si.

Estou listando aqui as opções de cultura de personagem para auxiliar a tarefa de criação do conceito dos personagens. Quaisquer dúvidas postem abaixo.

Ps: Conselho curto adaptado do livro avançado de criação de personagens:

Min-maxers, nem se dêem o trabalho de contabilizar os pontos, o personagem mais "vantajoso" de se jogar é também o mais comum: o bretão cimri. Todos os outros tem desvantagens maiores ou menores

Por outro lado é bom lembrar que a lei sempre está do lado dos romanos....
Simultaneamente, deve ser escolhida a Terra Natal do personagem. Em tempos imperiais as culturas e homelands são bem mapeadas (cada um no seu quadrado). Para descobrir o seu quadrado e, por consequência, a tabela usada para descobrir a classe do pai do personagem e seu patrono no início do jogo, o jogador lança 1d6 na tabela da sua cultura.


Last edited by EnderBR on Sun Jul 22, 2012 2:56 am; edited 7 times in total
avatar
EnderBR
Magister Ludi


View user profile

Back to top Go down

Bretões Cimri

Post  EnderBR on Mon Aug 22, 2011 3:42 pm

Bretões Cimri
Descrição:
Spoiler:
Os Cimri ou bretões, para fins deste jogo, são as populações majoritariamente urbanas, residentes na futura Inglaterra, de hábitos e costumes romanos, mas que não se identificam com o Império em si, independente de cidadania. Se questionado, um bretão dirá que é romano, mas sua casa é a província da Britannia.

Os princípios que regem a vida do bretão não são baseados no imperialismo agressivo, como os romanos. São temperados pelas crenças ancestrais da terra e se baseiam em "honra, humildade e união". Os bretões, via de regra, desdenham da "Grandiosidade Romana" pregada pelas famílias aristocráticas, que eles julgam arrogantes e de memória seletiva. Quando o império se dissolveu em guerra civil, no terceiro século, foi o bretão Constantino que unificou e reformou a instituição.

Estereótipo: O povo comum, gente simples, de mentalidade séria, que trabalha muito e faz o melhor por suas famílias.

Auto-Imagem: Cimri é o povo "correto" nesta ilha, orgulhoso das tradições e habilidades, mas não arrogante. Eles manifestam uma certeza tácita de que sua maneira de vida é a melhor, mas sem ser dogmático ou insistente - o fato de que "todo mundo" age como eles prova o seu ponto.

Na Prática: Eles estão por todo o lugar e são maioria onde quer que se olhe. Os homens são habilidosos lanceiros a pé e a cavalo e as mulheres trabalhadoras e boas administradoras
Nomes:
Spoiler:
Masculinos:
Addonwy, Aeron, Afan, Aneirin, Aeddan, Amig, Amlyn, Athrwys, Arddur, Buddfannan, Blaen, Bledri, Bradwen, Bleddig, Cadfannan, Cadfael, Cadwallon, Cilydd, Cynon, Cynfan, Cyfulch, Cynrain, Cunvelyn, Caradoc, Cibno, Ceredig, Cadlew, Cynwal, Clydno, Cynhafal, Dafydd, Defi , Dwyai, Edar, Edern, Eiddef, Erthgi, Elad, Eudaf, Eiffin, Gwefrfawr, Gwegon, Gwion, Gwyn, Gwarddur, Gwern, Gwyleged, Gwrien, Gwraid, Gorthyn, Gwaednerth, Gwengad, Brugyn, Gwenabwy, Gwrfelling, Gwair, Graid, Geriant, Gwanon, Hyfaidd, Hywel, Ieuan, Llywel, Marchlew, Moried, Morien, Madog, Morial, Mynyddog, Merin, Neilyn, Nwython, Nai, Nerthaid, Neddig, Nidian, Owain, Padern, Pedrog, Ricerch, Rhodri, Rhufon, Rhun, Sawel, Seriol, Sywno, Tathal, Tathan, Tudfwich, Tyngyr, Uren, Uwain, Ysgarran.
Femininos:
Adwen, Annest, Angarad, Arianwen, Briant, Duddug, Collwen, Dwynwen, Eleri, Ffraid, Glesig, Glesni, Gwen, Heledd, Indeg, Leri, Lleueu, Lilo, Melangell, Meleri, Nest, Nia, Tydfil.
Pronúncia: No celta as vogais são sempre pronunciadas e os nomes são paroxítonos.
c é sempre duro, como em casa
w é equivalente à vogal u em português
dd é o fonema fricativo dental vocal como em the em inglês
ff como o f em fogo
f como o v em vela
ll um som específico do galês, feito com a língua no céu da boca
Nota: Em adição aos nomes propostos aqui, naturais da língua celta, bretões frequentemente possuem nomes romanos. Com alguma frequência também os bretões são nomeados ao estilo romano (com três nomes), mas utilizando prenomes ou cognomes celtas.
Religiões e Traços Básicos:
Spoiler:

Catolicismo Britânico
A nossa é a primeira igreja cristã, estabelecida por José de Arimatéia, antes da de São Pedro em Roma. Nossa igreja não acredita em pecado original - o homem é responsável pelo bem ou mal que ele causa ao mundo.
|
Paganismo Celta
Nossa religião é baseada no respeito à terra e seus poderes, que nossos ancestrais veneram à gerações incontáveis. Não a abandonaremos por uma crença minoritária começada por um profeta que viveu em uma terra distante e completamente diferente da nossa.
+3 HP / +2 Dam
|
+2 Healing Rate
Chaste
13
7
Lustful|
Chaste
7
13
Lustful
Energetic
13
7
Lazy|
Energetic
13
7
Lazy
Forgiving
10
10
Vengeful|
Forgiving
10
10
Vengeful
Generous
13
7
Selfish|
Generous
13
7
Selfish
Honest
10
10
Deceitful|
Honest
13
7
Deceitful
Just
10
10
Arbitrary|
Just
10
10
Arbitrary
Merciful
10
10
Cruel|
Merciful
10
10
Cruel
Modest
13
7
Proud|
Modest
7
13
Proud
Pious
10
10
Worldly|
Pious
10
10
Worldly
Prudent
10
10
Reckless|
Prudent
10
10
Reckless
Temperate
13
7
Indulgent|
Temperate
10
10
Indulgent
Trusting
10
10
Suspicious|
Trusting
10
10
Suspicious
Valorous
15
5
Cowardly|
Valorous
15
5
Cowardly
----------X----------
Catolicismo Romano
São Pedro era o favorito de nosso senhor o cristo e ele fundou a única igreja verdadeira. Ela guiou nossos imperadores e é a mais organizada.
+6 HP
Chaste
13
7
Lustful
Energetic
10
10
Lazy
Forgiving
13
7
Vengeful
Generous
10
10
Selfish
Honest
10
10
Deceitful
Just
10
10
Arbitrary
Merciful
13
7
Cruel
Modest
13
7
Proud
Pious
10
10
Worldly
Prudent
10
10
Reckless
Temperate
13
7
Indulgent
Trusting
10
10
Suspicious
Valorous
15
5
Cowardly
Terra Natal:
Spoiler:

DadoTerra NatalClasse Paterna e Patronus
1
Maxima C.(1-3): Roma I / (4 - 6): Celta II
2
Maxima C.(1-3): Roma I / (4 - 6): Celta II
3
Flavia C.(1-3): Roma II / (4 - 6): Celta I
4
B. Prima(1-3): Roma II / (4 - 6): Celta I
5
B. Secunda(1-3): Roma L / (4 - 6): Celta I
6
B. Secunda(1-3): Roma L / (4 - 6): Celta I
Paixões Básicas:
Spoiler:

PaixãoNível
Loyalty (Patronus)15
Love (Family)15
Hospitality15
Honor15
Modificadores de Atributos:
Spoiler:
+3 CON
Bases das Perícias:
Spoiler:

Spear Expertise
Um personagem com esta perícia pode usar qualquer arma da família das lanças com igual habilidade, seja a cavalo ou a pé. Especificamente é usada no lugar das perícias Lance, Spear e Great Spear.
Distaff
A tecelagem com fuso e roca é a perícia especial das mulheres Cimri. Ela é usada tanto no lugar de Industry quanto Stewardship


Last edited by EnderBR on Sat Nov 10, 2012 7:58 pm; edited 52 times in total
avatar
EnderBR
Magister Ludi


View user profile

Back to top Go down

Romanos na Britannia

Post  EnderBR on Mon Aug 22, 2011 4:06 pm

Romanos na Britannia
Descrição:
Spoiler:
Nos tempos antigos o nobre Império Romano conquistou e civilizou esta terra. Embora a decadência e corrupção enfraqueçam o império existe um lugar aonde ele ainda brilha em toda a sua glória: Britannia, colonizada pelas famílias de bom sangue da aristocracia antiga. Os romano-britânicos reverenciam sua herança romana, especialmente o sistema legal que mantém a ordem nos tempos de paz.

Estereótipo: Aristocratas esnobes, gente rica que dá por garantido seu status. A maior parte é condescendente pois sabe que merecem a posição, uma vez que são as legiões romanas que garantem a paz e a ordem na província.

Auto-Imagem: Seria de bom tom manter a distância adequada e exbir um tratamento impessoal ante à "gente da terra", mas entre os romanos bem educados existe a sensação de obrigação de proteger a "gente pequena" simplesmente porque isso é "bom para o estado".

Na Prática: Eles podem ler Latim. Tem portanto acesso a muitos "segredos" que somente o clero possui. E, acima de tudo, eles conhecem a lei.
Nomes:
Spoiler:
Masculinos:
A partir do século III os romanos passaram a usar cada vez menos o prenome, possivelmente porque ele não era mais marca exclusiva de cidadania. O Tria Nomina foi suplantado (ao menos na aristocracia) por um novo sistema de nomen (o nome do clã), cognomen (um qualificador que, em geral, denota uma família dentro do clã) e o agnomen (um qualificador pessoal), sendo que normalmente se utiliza apenas o nomen seguido de cognomen.
Femininos:
Nos últimos séculos do império as mulheres geralmente eram conhecidas pelas formas femininas do nomen e cognomen do pai, uma combinação dos nomes do pai e da mãe ou até mesmo o nomen do pai e um cognomen pessoal. Assim, a filha de (Marcus) Attius Atticus com Valeria Sextina pode se chamar Attia Attica, Valeria Attia ou Attia Lepida, por exemplo.

Lista de Nomina Romanos

Lista de Cognomina Romanos

Pronúncia: Em latim todos os c são 'duros', como em casa e nunca como em ceifar

Para fazer a versão feminina de um nome romano masculino basta substituir o sufixo "us" por "a"
Religiões e Traços Básicos:
Spoiler:

Catolicismo Romano
São Pedro era o favorito de nosso senhor o cristo e ele fundou a única igreja verdadeira. Ela guiou nossos imperadores e é a mais organizada.
|
Culto Imperial
O nosso é o mais democrático dos cultos, representando os povos de todo o império. Não rezaremos pelo deus único dos povos do deserto.
+6 HP
|
Unconscious -2
Chaste
13
7
Lustful|
Chaste
13
7
Lustful
Energetic
10
10
Lazy|
Energetic
10
10
Lazy
Forgiving
13
7
Vengeful|
Forgiving
10
10
Vengeful
Generous
10
10
Selfish|
Generous
10
10
Selfish
Honest
8
12
Deceitful|
Honest
8
12
Deceitful
Just
10
10
Arbitrary|
Just
13
7
Arbitrary
Merciful
13
7
Cruel|
Merciful
10
10
Cruel
Modest
11
9
Proud|
Modest
8
12
Proud
Pious
8
12
Worldly|
Pious
11
9
Worldly
Prudent
10
10
Reckless|
Prudent
13
7
Reckless
Temperate
13
7
Indulgent|
Temperate
13
7
Indulgent
Trusting
7
13
Suspicious|
Trusting
7
13
Suspicious
Valorous
15
5
Cowardly|
Valorous
15
5
Cowardly
Terra Natal:
Spoiler:

DadoTerra NatalClasse Paterna e Patronus
1
Maxima C.Roma I
2
Maxima C.Roma I
3
Flavia C.Roma II
4
B. PrimaRoma II
5
B. SecundaRoma L
6
B. SecundaRoma L
Paixões Básicas:
Spoiler:

PaixãoNível
Loyalty (Patron) ou1d6 + 10
Loyalty (Emperor)3d6
Love (Family)15
Hospitality15
Honor15
Modificadores de Atributos:
Spoiler:
+1 DEX
+2 APP
Bases das Perícias:
Spoiler:

Law
A perícia Law pode ser usada para defender-se em qualquer sistema social. É uma função de citar legislação existente para fazer com que um ouvinte de qualquer classe social entenda as ramificações legais de suas ações. É usada ao invés de Protocol (as "leis" formais do comportamento), Folklore (as "leis" não ditas do povo) e Intrigue (as "leis" e convenções da sociedade). Personagens com esta habilidade podem "dar um jeito no sistema" pois eles aprenderam a se virar confiando em sua superioridade de classe.


Last edited by EnderBR on Sat Nov 10, 2012 9:46 pm; edited 20 times in total
avatar
EnderBR
Magister Ludi


View user profile

Back to top Go down

Colonos Irlandeses

Post  EnderBR on Mon Aug 22, 2011 9:05 pm

Colonos Irlandeses
Descrição:
Spoiler:
O povo irlandês começou em "tempos lendários" quando os Milesianos vieram ao mundo mortal e colonizaram a Ilha Esmeralda, Eire, a oeste da Britannia. Lá eles estabeleceram uma relação harmoniosa com os espíritos da terra e uma rivalidade tribal perigosa os manteve astutos e em risco. São um povo orgulhoso e livre, "nunca conquistado pelos romanos ou por mais ninguém". Eles amam a vida e "a vivem por completo", com alegria para si e trazendo alegria aos outros - e terror para a costa da Britannia aonde é comum atuarem em bandos de piratas.

Estereótipo: Piratas terríveis, mais interessados em acossar a costa da Britannia do que em desenvolver a terra.

Auto-Imagem: Um povo sério e introspectivo, preocupado com o bem-estar pessoal e do clã. Vivem em harmonia com o mundo, seja para o bem ou para o mal.

Na Prática: Irlandeses são numerosos e felizes em sua ilha esmeralda e o butim da pirataria na costa romana tem sido cada vez mais farto. Um irlandês pode se fazer bem vindo através de seus talentos para o entretenimento.
Nomes:
Spoiler:
Masculinos:
Aed, Aedan, Aeducan, Ailgel, Ailill, Airechtach, Amalgaid, Art, Baetan, Baeth, Berach, Berchan, Brion, Bruatur, Carthach, Cathal, Cenn, Cerball, Colcu, Comman, Congal, Cormace, Daig, Diarmait, Donngal, Dunchad, Echen, Elodach, Eogan, Fachtna, Fedelmid, Finnchad, Flann, Guaire, Imchad, Laegaire, Lorccan, Maine, Murchad, Nathi, Ronan, Russ, Senach, Tadc, Tuathal, Ultan
Femininos:
Bebinn, Cron, Derbail, Dunlaith, Eithne, Finnguala, Flann, Gormlaith, Grainne, Lassar, Mor, Orlaith, Sadb, Sorcha, Una

Pronúncia: O celta falado na Irlanda possui algumas peculiaridades:
a é equivalente ao o aberto em português como em ótimo
c é sempre duro, como em casa
d é equivalente ao dj em adjunto
e como o ditongo fechado ei em leite
o sempre fechado como em fogo
s como o ch em chuva
t equivalente ao ch em inglês de church
ci equivalente ao vi em vida
ow equivalente ao ou em outro
ch o som escocês ch de loch
Nota: Todo irlandês deve lealdade ao seu clã. Nomes similares indicam parentesco distante, por exemplo: os O'Neils e os Mc'Neils. Clãs de diferentes partes da ilha com o mesmo nome também indicam parentesco distante.
Clãs por localidade:
Ailech: O'Duffy, O'Mulligan, O'Farren, McNelis, McRoarty, O'Kenny, O'Dever, McGrath
Connacht: O'Connor, O'Flynn, O'Fergus, O'Finan, O'Coyne, McConneely, O'Downey, O'Nihil, O'Dea, McKeane, McDonnell, O'Quinn, O'Brien, McMahon, O'Grady, O'Madden, McNevin
Dal Ariade: O'Neill, McAlister, O'Lynn, O'Lavery
Dal Riada & Long Isles: McDonnell, O'Quinn, O'Hara, McNeil, McCleary, McQuilian, McKeown, O'Hood
Leinster: O'Conor Faly, O'Dempsey, O'Dunn, O'Byrne, O'Toole, McMorrough, McGilpatrick, O'Doyle, O'Hartley, O'Nolan, O'Larkin, O'Shea, O'Duff, O'Ronan, O'Cullen
Meath: O'Kennedy, O'Meagher, O'Brien Arra, O'Mulrain, O'Connor Kerry, O'Sullivan Mor, McCarthy Muskerry, O'Callaghan, McCarthy Reagh, O'Sullivan Beare, O'Fogarty, O'Noonan, O'Long, O'Shelly, McSweeney
Oriel: O'Neill, McNally, McGorman, McMahon, O'Hagan, O'Hanlon, O'Breslin, McArdle
Religiões e Traços Básicos:
Spoiler:

Catolicismo Britânico
A nossa é a primeira igreja cristã, estabelecida por José de Arimatéia, antes da de São Pedro em Roma. Nossa igreja não acredita em pecado original - o homem é responsável pelo bem ou mal que ele causa ao mundo.
|
Paganismo Celta
Nossos deuses e deusas vivem na terra, na água e no céu. Nós os reverenciamos desde o princípio dos tempos. Não os abandonaremos por uma crença minoritária começada por um profeta que viveu em uma terra distante e completamente diferente da nossa.
+3 HP / +2 Dam
|
+2 Healing
Chaste
13
7
Lustful|
Chaste
7
13
Lustful
Energetic
13
7
Lazy|
Energetic
13
7
Lazy
Forgiving
8
12
Vengeful|
Forgiving
8
12
Vengeful
Generous
13
7
Selfish|
Generous
13
7
Selfish
Honest
10
10
Deceitful|
Honest
13
7
Deceitful
Just
10
10
Arbitrary|
Just
10
10
Arbitrary
Merciful
10
10
Cruel|
Merciful
10
10
Cruel
Modest
13
7
Proud|
Modest
7
13
Proud
Pious
10
10
Worldly|
Pious
10
10
Worldly
Prudent
9
11
Reckless|
Prudent
9
11
Reckless
Temperate
11
9
Indulgent|
Temperate
8
12
Indulgent
Trusting
10
10
Suspicious|
Trusting
10
10
Suspicious
Valorous
15
5
Cowardly|
Valorous
15
5
Cowardly
Terra Natal:
Spoiler:

DadoTerra NatalClasse Paterna e Patronus
1
B. Prima(1-3): Roma II / (4 - 6): Celta I
2
B. Prima(1-3): Roma II / (4 - 6): Celta I
3
Flavia C.(1-3): Roma II / (4 - 6): Celta I
4
Maxima C.(1-3): Roma I / (4 - 6): Celta II
5
B. Secunda(1-3): Roma L / (4 - 6): Celta I
6
B. Secunda(1-3): Roma L / (4 - 6): Celta I
Paixões Básicas:
Spoiler:

PaixãoNível
Loyalty (Patronus) ou10 + 1d6
Loyalty (Clan)10 + 1d6
Love (Family)15 + 1d6
Hospitality15
Honor13
Irlandeses frequentemente são criados por famílias adotivas; é um costume cultural. Se este for o caso é recomendado adotar também Love (Foster Family) como passion.
Modificadores de Atributos:
Spoiler:
+3 CON
Bases das Perícias:
Spoiler:

Music
Music é a perícia que reconhece a habilidade inata para fazer harmonia e melodia. É usada ao invés de Compose, Sing e Play (instrument).


Last edited by EnderBR on Sat Nov 10, 2012 9:48 pm; edited 11 times in total
avatar
EnderBR
Magister Ludi


View user profile

Back to top Go down

Os Pictos Selvagens

Post  EnderBR on Thu Nov 17, 2011 2:25 pm

Pictos Selvagens
Descrição:
Spoiler:
Os Pictos são nativos da ilha. Eles "cresceram da terra" alguns de rochas, outros de árvores, outros ainda eram irmãos dos animais selvagens. Eles viviam em harmonia com os espíritos do mundo e comungavam com os gigantes e anões que o habitavam. Então "os estrangeiros chegaram com seus modos destrutivos", trazendo agricultura, construções elaboradas e armas sofisticadas de guerra.

O "povo pintado", foi assim se retirando ou "sendo retirado" para as fronteiras do mundo civilizado, para lugares progressivamente mais inóspitos, onde os invasores não desejavam ou conseguiam se instalar. Adaptando-se eles tornaram-se mais fortes, rápidos e selvagens, vivendo em pequenas comunidades e trocando de aliados e inimigos rapidamente conforme mais tribos se amontoavam nos cantos esquecidos das ilhas.

O povo cruithini da Irlanda também é tratado como Picto.

Estereótipo: Homens tribais selvagens de além das fronteiras; gente primitiva que se recusa a reconhecer as maneiras superiores manifestadas pela vida moderna como casas de alvenaria, agricultura e guerra moderna. Suas maneiras são estrangeiras e assustam a todos os outros.

Auto-Imagem: Independentes, puros e nobres. Sempre mantendo os modos de vida antigos: descomplicados com valores simples e verdadeiros e uma natureza verdadeira com a natureza.

Na Prática: Os Pictos levam um estilo de vida que não depende de forças externas, mas só deles mesmos. Eles são práticos e não deixam atitudes e valores tolos se sobreporem à sobrevivência.
Nomes:
Spoiler:
Masculinos:
Addonwy, Aeron, Afan, Aneirin, Aeddan, Amig, Amlyn, Athrwys, Arddur, Buddfannan, Blaen, Bledri, Bradwen, Bleddig, Cadfannan, Cadfael, Cadwallon, Cilydd, Cynon, Cynfan, Cyfulch, Cynrain, Cunvelyn, Caradoc, Cibno, Ceredig, Cadlew, Cynwal, Clydno, Cynhafal, Dafydd, Defi , Dwyai, Edar, Edern, Eiddef, Erthgi, Elad, Eudaf, Eiffin, Gwefrfawr, Gwegon, Gwion, Gwyn, Gwarddur, Gwern, Gwyleged, Gwrien, Gwraid, Gorthyn, Gwaednerth, Gwengad, Brugyn, Gwenabwy, Gwrfelling, Gwair, Graid, Geriant, Gwanon, Hyfaidd, Hywel, Ieuan, Llywel, Marchlew, Moried, Morien, Madog, Morial, Mynyddog, Merin, Neilyn, Nwython, Nai, Nerthaid, Neddig, Nidian, Owain, Padern, Pedrog, Ricerch, Rhodri, Rhufon, Rhun, Sawel, Seriol, Sywno, Tathal, Tathan, Tudfwich, Tyngyr, Uren, Uwain, Ysgarran.
Femininos:
Adwen, Annest, Angarad, Arianwen, Briant, Duddug, Collwen, Dwynwen, Eleri, Ffraid, Glesig, Glesni, Gwen, Heledd, Indeg, Leri, Lleueu, Lilo, Melangell, Meleri, Nest, Nia, Tydfil.
Pronúncia: Como no Celta descrito anteriormente.
Religiões e Traços Básicos:
Spoiler:

Paganismo Celta
A natureza é dura e imprevisível. Vivemos como nossos ancestrais viviam e faremos o que for necessário para apaziguar os deuses e vivermos em harmonia com suas manifestações. Agir de outro modo seria tolice e convidaria a represália da natureza, que nenhum homem ou deus pode conter.
+2 Movimento, +1 de Healing
Chaste
7
13
Lustful
Energetic
13
7
Lazy
Forgiving
10
10
Vengeful
Generous
13
7
Selfish
Honest
13
7
Deceitful
Just
10
10
Arbitrary
Merciful
9
11
Cruel
Modest
7
13
Proud
Pious
12
8
Worldly
Prudent
10
10
Reckless
Temperate
10
10
Indulgent
Trusting
8
12
Suspicious
Valorous
15
5
Cowardly
Terra Natal:
Spoiler:

DadoTerra NatalClasse Paterna e Patronus
1
CaledoniaCelta I
2
CaledoniaCelta I
3
Flavia C.(1-3): Roma II / (4 - 6): Celta I
4
B. Prima(1-3): Roma II / (4 - 6): Celta I
5
B. Secunda(1-3): Roma L / (4 - 6): Celta I
6
B. Secunda(1-3): Roma L / (4 - 6): Celta I
Paixões Básicas:
Spoiler:

PaixãoNível
Loyalty (Patronus)18
Love (Family)16
Hospitality16
Honor10
Modificadores de Atributos:
Spoiler:
-3 SIZ
+3 DEX
- 3 APP
Bases das Perícias:
Spoiler:

Stalk
Esta é a habilidade de se sair bem em terras selvagens, onde as pessoas caçam e pescam e, em geral, cumprem seu papel na natureza de uma maneira que os outros povos já esqueceu há muito tempo. Assim eles aprendem a "agir como o animal" sem vergonha.
Stalk é usado no lugar de tanto Awareness como Hunting. Também é usada sempre que um personagem deseja esconder-se em ambientes abertos (embora armadura implique em uma penalidade de 1 para cada ponto de armadura).
Charioteer
Esta é a perícia que permite a alguém dirigir uma biga em combate. Alta velocidade implica em uma penalidade de -5 (Fast) e -10 (Breakneck), enquanto terreno difícil implica em penalidades adicionais: -5 (estrada ruim) -10 (offroad).


Last edited by EnderBR on Sat Nov 10, 2012 9:51 pm; edited 6 times in total
avatar
EnderBR
Magister Ludi


View user profile

Back to top Go down

Os Itálicos Continentais

Post  EnderBR on Tue Jan 17, 2012 12:46 pm

Itálicos Continentais
Descrição:
Spoiler:
Os Itálicos Continentais são os povos, romanos, que habitam a península itálica e suas adjacências (como a helvética e a costa ilírica). No final do império a verdadeira elite aristocrática romana havia praticamente abandonado sua terra natal e aproveitava a vida em estâncias na Hispannia, Britannia ou, mais tradicionalmente, na Gallia. A burocracia imperial, por outro lado, havia sido quase que integralmente transferida para Bizantium. Roma ficou então com o que poderia se considerar a classe média e pobre do império e as características do povo itálico se manteriam inalteradas por séculos e invasões bárbaras vindouras.

O povo itálico é, portanto, orgulhoso de seu status de verdadeiros cidadãos romanos, mas considerado pelas elites como uma mera sombra do "homem virtuoso" de outrora. Não terrivelmente culto ou sofisticado mas ainda assim gozando das benécies de viver no antigo centro tecnológico e cultural do mundo conhecido.

Estereótipo: Gente rude, mentirosa, intolerante e arrogante. São muito industriosos entretanto e capazes de vender areia para beduínos.

Auto-Imagem: Somos a espinha dorsal do império. As instituições imperiais estão aí para servir-nos e não a estes estrangeiros federados aproveitadores ou aos burocratas tolos de Bizantium. Somos o verdadeiro povo civilizado deste mundo.

Na Prática: São possivelmente o povo mais industrioso do mundo civilizado, mas tornados complacentes por séculos de apoio governamental. Sua habilidade especial em "distorcer a verdade" é essencial para garantir a prosperidade como comerciantes e artesãos e tirá-los de encrencas legais.
Nomes:
Spoiler:
Para os nomes itálicos use os padrões romanos.
Religiões e Traços Básicos:
Spoiler:

Catolicismo Romano
São Pedro era o favorito de nosso senhor o cristo e ele fundou a única igreja verdadeira. Ela guiou nossos imperadores e é a mais organizada.
|
Culto Imperial
O nosso é o mais democrático dos cultos, representando os povos de todo o império. Não rezaremos pelo deus único dos povos do deserto.
+6 HP
|
Unconscious -2
Chaste
13
7
Lustful|
Chaste
13
7
Lustful
Energetic
10
10
Lazy|
Energetic
10
10
Lazy
Forgiving
11
9
Vengeful|
Forgiving
8
12
Vengeful
Generous
10
10
Selfish|
Generous
10
10
Selfish
Honest
10
10
Deceitful|
Honest
10
10
Deceitful
Just
10
10
Arbitrary|
Just
13
7
Arbitrary
Merciful
13
7
Cruel|
Merciful
10
10
Cruel
Modest
13
7
Proud|
Modest
10
10
Proud
Pious
10
10
Worldly|
Pious
13
7
Worldly
Prudent
10
10
Reckless|
Prudent
13
7
Reckless
Temperate
13
7
Indulgent|
Temperate
13
7
Indulgent
Trusting
7
13
Suspicious|
Trusting
7
13
Suspicious
Valorous
15
5
Cowardly|
Valorous
15
5
Cowardly
Italianos podem substituir Honest ou Deceitful pela perícia Manipulate, conforme desejado.
Terra Natal:
Spoiler:

DadoTerra NatalClasse Paterna e Patronus
1
RomaRoma I
2
RomaRoma I
3
I. SuburbicariaRoma I
4
I. SuburbicariaRoma I
5
I. AnnonariaRoma C
6
IllyricumRoma L
Paixões Básicas:
Spoiler:

PaixãoNível
Loyalty (Patronus)2d6+5
Love (Family)2d6+5
Hospitality2d6+5
Honor2d6+5
Modificadores de Atributos:
Spoiler:
+2 CON
Bases das Perícias:
Spoiler:

Manipulate
Manipulate é usada para explorar pessoas com habilidade verbal sutil e percepção social. Ela substitui Intrigue e também as características de Honest e Deceitful. O personagem pode ser honesto mas ser um manipulador habilidoso.


Last edited by EnderBR on Sat Nov 10, 2012 9:54 pm; edited 5 times in total
avatar
EnderBR
Magister Ludi


View user profile

Back to top Go down

Os Gallo-Romanos

Post  EnderBR on Wed Jan 18, 2012 9:02 am

Gallo-Romanos
Descrição:
Spoiler:
O grande prêmio de Caesar no fim da república era, no final do império, ainda uma das mais brilhantes de suas jóias. A aristocracia rural romana se refugiara das cidades emporcalhadas e, com as reformas imperiais ao logno do século ditando regras cada vez mais absurdas, ia aos poucos se tornando economicamente autônomas.

Na Gallia se encontra o "dinheiro velho" do império. Lá o comércio é pujante, a cultura floresce e os soldados se mantém ocupados em constantes escaramuças com os Francos merovíngeos que ameaçam as fronteiras do império.

É inevitável, entretanto, que o isolamento da capital que migrara para o Oriente e séculos de complacência aristocrática prenunciem de certa forma o ocaso do poderio romano. Em breve os Gallo-romanos perderão todo o norte da província para os Francos e se limitarão a feudos isolados no sul da atual da França.

Para fins de jogo, romanos aristocratas rurais de outras províncias também devem usar este template

Estereótipo: Afetados e decadentes. Pelo menos são aculturados e capazes de se garantir em uma peleja.

Auto-Imagem: Somos romanos, herdeiros de uma orgulhosa história de conquista e enriquecimento. Vivemos no melhor lugar do mundo em termos de clima, comida e comércio. Aprendemos do nosso passado urbano como aproveitar a vida mas não nos submetemos aos desmandos imperiais.

Na Prática: Gallo-romanos são a essência da sofisticação romana. São tolerantes com outras culturas - uma necessidade quando se faz fronteira com quase todo tipo de gente - e sabem lutar para defender o que é seu.
Nomes:
Spoiler:

Gallo-romanos, naturalmente, utilizam nomes romanos.
Religiões e Traços Básicos:
Spoiler:

Catolicismo Ariano
São Arius nos ensinou o caminho do Cristo verdadeiro, que é diferente do Pai e subordinado a ele. Porque somos fiéis a esta verdade, Deus nos protege.
|
Catolicismo Romano
São Pedro era o favorito de nosso senhor o cristo e ele fundou a única igreja verdadeira. Ela guiou nossos imperadores e é a mais organizada.
+2 HP / +3 Dam
|
+6 HP
Chaste
13
7
Lustful|
Chaste
13
7
Lustful
Energetic
10
10
Lazy|
Energetic
10
10
Lazy
Forgiving
10
10
Vengeful|
Forgiving
13
7
Vengeful
Generous
10
10
Selfish|
Generous
10
10
Selfish
Honest
13
7
Deceitful|
Honest
10
10
Deceitful
Just
13
7
Arbitrary|
Just
10
10
Arbitrary
Merciful
13
7
Cruel|
Merciful
13
7
Cruel
Modest
10
10
Proud|
Modest
13
7
Proud
Pious
10
10
Worldly|
Pious
10
10
Worldly
Prudent
10
10
Reckless|
Prudent
10
10
Reckless
Temperate
13
7
Indulgent|
Temperate
13
7
Indulgent
Trusting
10
10
Suspicious|
Trusting
10
10
Suspicious
Valorous
15
5
Cowardly|
Valorous
15
5
Cowardly
----------X----------
Judaísmo
Somos o povo escolhido. Deus cuida de nós e de nossas tradições, ainda que no exílio.
+3 HP / +1 Healing
Chaste
13
7
Lustful
Energetic
13
7
Lazy
Forgiving
10
10
Vengeful
Generous
10
10
Selfish
Honest
10
10
Deceitful
Just
13
7
Arbitrary
Merciful
10
10
Cruel
Modest
10
10
Proud
Pious
10
10
Worldly
Prudent
13
7
Reckless
Temperate
15
5
Indulgent
Trusting
10
10
Suspicious
Valorous
15
5
Cowardly
Característica Direcionada Especial:

Oinology:
Pode ser adicionada tanto a Temperate quanto a Indulgent. A decisão de aplicar em uma característica ou outra, assim como usar o valor da Característica Direcionada ou adicionar seu valor à Característica, é do jogador.
O valor inicial desta Característica Direcionada é 5
Terra Natal:
Spoiler:

DadoTerra NatalClasse Paterna e Patronus
1
HispaniaeRoma II
2
Septem ProvinciaeRoma II
3
Septem ProvinciaeRoma II
4
G. LugdunensisRoma I
5
BelgicaRoma L
6
GermanicaRoma L
Paixões Básicas:
Spoiler:

PaixãoNível
Loyalty (Patronus)2d6+5
Love (Family)2d6+5
Hospitality2d6+5
Honor2d6+5
Modificadores de Atributos:
Spoiler:
+1 DEX
+1 COM
+1 APP
Bases das Perícias:
Spoiler:



Last edited by EnderBR on Sat Nov 10, 2012 10:00 pm; edited 6 times in total
avatar
EnderBR
Magister Ludi


View user profile

Back to top Go down

Os Bizantinos

Post  EnderBR on Wed Jan 18, 2012 12:33 pm

Bizantinos
Descrição:
Spoiler:
Encravada no centro oriental do império, Bizantium parecia a solução para vários dos proplemas que assolavam o império no início do quarto século. Rebatizada de Constantinopla, o imperador moveu toda a corte e alta administração do império, efetivamente abandonando Roma que, à época, era possivelmente o lugar mais revoltoso (e revoltante) da Terra.

Os bizantinos nunca se auto-denominam assim, sendo a alcunha estrangeira por definição. Se falando culturalmente um bizantino se diz Grego. Politicamente eles são romanos. Eles são o novo centro do império, onde toda a sua força e sofisticação estão concentradas.

Estereótipo: Famílias patrícias, Burocratas, generais de carreira, aproveitadores, envenenadores e prostitutas. O melhor e o pior de Roma está em Constantinopla.

Auto-Imagem: O império romano é o apogeu da civilização desde os tempos antigos. Somos a continuação desta tradição: herdeiros dos filósofos gregos e políticos romanos. Somos o império que durará para sempre.

Na Prática: Em constantinopla e seus arredores se preserva o melhor do império. Os bizantinos aprendem com os melhores estrategistas, lutam ao lado dos melhores soldados e tramam com os piores políticos.
Nomes:
Spoiler:
Masculinos:
Alexander, Alexius, Anastasius, Andronicus, Arcadius, Basil, Constantius, David, Diocletian, Diocles, Galerius, George, Heraclius, Isaac, Johan, Jovianus, Julianus, Justinianus, Justinus, Leontius, Licinius, Manuel, Marcianus, Mauricius, Micelus, Nicephorus, Nicolas, Philipicus, Phocas, Romanus, Stilicus, Stauracius, Theodorus, Theodosius, Theophanus, Theophilus, Valens
Femininos:
Anna, Eudocia, Irene, Theodora, Yolanda, Zoe
*Formas femininas dos nomes masculinos listados também eram comuns (Alexandra, Johana, etc.)


Nota: Os nomes destacados são os de origem grega ou os mais populares na região. Personagens bizantinos devem seguir as regras romanas para criação do nome.
Religiões e Traços Básicos:
Spoiler:

Catolicismo Romano
São Pedro era o favorito de nosso senhor o cristo e ele fundou a única igreja verdadeira. Ela guiou nossos imperadores e é a mais organizada.
|
Culto Imperial
O nosso é o mais democrático dos cultos, representando os povos de todo o império. Não rezaremos pelo deus único dos povos do deserto.
+6 HP
|
Unconscious -2
Chaste
13
7
Lustful|
Chaste
13
7
Lustful
Energetic
10
10
Lazy|
Energetic
10
10
Lazy
Forgiving
13
7
Vengeful|
Forgiving
10
10
Vengeful
Generous
10
10
Selfish|
Generous
10
10
Selfish
Honest
6
14
Deceitful|
Honest
6
14
Deceitful
Just
10
10
Arbitrary|
Just
13
7
Arbitrary
Merciful
13
7
Cruel|
Merciful
10
10
Cruel
Modest
13
7
Proud|
Modest
10
10
Proud
Pious
10
10
Worldly|
Pious
13
7
Worldly
Prudent
15
5
Reckless|
Prudent
18
2
Reckless
Temperate
13
7
Indulgent|
Temperate
13
7
Indulgent
Trusting
8
12
Suspicious|
Trusting
8
12
Suspicious
Valorous
15
5
Cowardly|
Valorous
15
5
Cowardly
----------X----------
Gnosticismo
O mundo físico é uma manifestação do mal do demiurge. Através de uma vida santa ascenderei para o plano espiritual e bom ao lado de Deus.
+2 HP, +1 Healing, +1 Armor
Chaste
13
7
Lustful
Energetic
10
10
Lazy
Forgiving
10
10
Vengeful
Generous
13
7
Selfish
Honest
6
14
Deceitful
Just
10
10
Arbitrary
Merciful
10
10
Cruel
Modest
13
7
Proud
Pious
13
7
Worldly
Prudent
15
5
Reckless
Temperate
13
7
Indulgent
Trusting
8
12
Suspicious
Valorous
15
5
Cowardly
Terra Natal:
Spoiler:

DadoTerra NatalClasse Paterna e Patronus
1
DaciaeRoma L
2
MacedoniaRoma I
3
PontusRoma II
4
ThraciaRoma I
5
AntiochiaRoma I
6
ConstantinoplaRoma C
Paixões Básicas:
Spoiler:

PaixãoNível
Loyalty (Patronus) ou2d6
Loyalty (Emperor)3d6 ou 15
Love (Family)2d6 + 5
Hospitality2d6 + 5
Honor3d6
Modificadores de Atributos:
Spoiler:
+1 DEX
+2 CON
Bases das Perícias:
Spoiler:

Strategia
Strategia é a habilidade de saber, em grande escala, o que fazer em tempos de guerra. É usada no lugar tanto de Battle quanto de Siege. Reflete a tradição e conhecimento militar do exército (ao invés da tradição heróica).
Charioteer
Esta é a perícia que permite a alguém dirigir uma biga em combate. Alta velocidade implica em uma penalidade de -5 (Fast) e -10 (Breakneck), enquanto terreno difícil implica em penalidades adicionais: -5 (estrada ruim) -10 (offroad).


Last edited by EnderBR on Sat Nov 10, 2012 10:16 pm; edited 5 times in total
avatar
EnderBR
Magister Ludi


View user profile

Back to top Go down

Os Francos Federados

Post  EnderBR on Mon Jan 23, 2012 10:53 pm

Francos
Descrição:
Spoiler:
A França atual leva o nome dos Francos, uma tribo germânica que faz fronteira com os territórios "civilizados" romanos. Os francos eram originalmente um conjunto de tribos independentes com língua e costumes em comum, mas com o passar do tempo se tornou um povo própriamente dito.

Os francos sálicos são um dos mais organizados grupos de francos e aterrorizaram o noroeste da Gallia e o sul da Britannia por décadas. Em 358, o imperador Juliano (o apóstata) concedeu aos sálicos o status de federados, uma tribo aliada, com a possibilidade de assentar em áreas específicas do império (a Toxandria, entre a atual Holanda e Bélgica), receber ajuda imperial, pagar impostos específicos e prestar serviço militar em troca de cidadania.

Um jogador franco é um federado a serviço do império ou de uma família.

Estereótipo: Extraordinários guerreiros e piratas perigosos. Melhor tê-los como aliados que como inimigos. Se ao menos fossem menos arrogantes.

Auto-Imagem: Somos os vitoriosos francos, grandes guerreiros e conquistamos o nosso espaço. Sabemos o que é útil e correto. A vida é agradável e a vivemos com élan. Desprezamos as cidades como lugares para viver - elas são imundas e cheias de doença. Ninguém é tão bom quanto nós, estamos vencendo o império.

Na Prática: Dominam a arte da guerra e quando estão lutando é como se fizessem tudo com mais vigor. Quando o império demonstrar fraqueza eles serão os primeiros à pular na jugular.
Nomes:
Spoiler:
Masculinos:
Arbogast, Carloman, Charibert, Childebert, Chilperic, Chlodomer, Chlotar, Clovis, Dagobert, Drogo, Fredegar, Guntramm, Lothar, Odo, Pippin, Richomer, Sigibert, Theudebert, Theudric.
Femininos:
Aregund, Audovera, Austrechild, Baldechildis, Basina, Berchildis, Bilichildis, Brunechildis, Brunhild, Faileuba, Fredegund, Galswinth, Galswintha, Gomatrudis, Guntheuc, Ingoberg, Ingund, Marcatrude, Marcovefa, Merofled, Nantechildis, Radegund, Radegunda, Regnetrudis, Theudechild, Veneranda, Vulfegundis, Wisigard.
Religiões e Traços Básicos:
Spoiler:

Paganismo Germânico
Os deuses e deusas da terra são nossos ancestrais. Nunca os abandonaríamos, pois eles nunca nos abandonaram.
+1d6 Dano
Chaste
10
10
Lustful
Energetic
10
10
Lazy
Forgiving
10
10
Vengeful
Generous
10
10
Selfish
Honest
10
10
Deceitful
Just
10
10
Arbitrary
Merciful
9
11
Cruel
Modest
7
13
Proud
Pious
7
13
Worldly
Prudent
5
15
Reckless
Temperate
7
13
Indulgent
Trusting
10
10
Suspicious
Valorous
15
5
Cowardly
Característica Direcionada Especial:

Élan:
Pode ser adicionada às seguintes características:
- Lustful
- Vengeful
- Proud
- Worldly
- Reckless
- Indulgent
Élan deve ser adicionado à característica antes dela ser rolada e não afeta a característica oposta nem pode ser adicionado em rolagens devido a falhas.
Sempre que Élan é usado o usuário automaticamente ganha um check de Proud. Além disso uma Falha Completa ou Sucesso Parcial resultam em Melancolia imediatamente.
O valor inicial desta Característica Direcionada é 5
Terra Natal:
Spoiler:

DadoTerra NatalClasse Paterna e Patronus
Toxandria(1-3): Roma L / (4 - 6): Germanica
Paixões Básicas:
Spoiler:

PaixãoNível
Loyalty (Patronus)2d6+5
Love (Family)2d6+5
Hospitality2d6+5
Honor2d6+5
Modificadores de Atributos:
Spoiler:
+1 DEX
+1 STR
+1 CON
Bases das Perícias:
Spoiler:



Last edited by EnderBR on Sun Nov 11, 2012 11:48 am; edited 3 times in total
avatar
EnderBR
Magister Ludi


View user profile

Back to top Go down

Os Germânicos

Post  EnderBR on Wed Jan 25, 2012 8:53 am

Gêrmanicos
Descrição:
Spoiler:
Originalmente um termo guarda-chuva utilizado para denominar os povos pós Halstat não célticos, os romanos para fins geográficos denominam qualquer um originário do leste do reno como Germanico. Para fins de jogo estamos considerando apenas as tribos fronteiriças, de onde os romanos tomam seus foederati.

Os Germânicos são leais primeiro a seus parentes, que se agrupam em clans ou pequenas tribos. Culturalmente são livres para escolher a quem obedecer, seguindo quem quer que demonstre mais força e sorte. As tribos podem ser agrupadas em "uber-tribos" como os Alamanni, para negociar ou guerrear. Os principais grupos de germânicos são os Frísios, na costa do mar do norte, os Alamanni, próximos da Gallia Cisalpina (Suíça e sul da Alemanha) e Burgundi - governados pela dinastia Nibelungia - na região da atual Bélgica. Outros grupos mais distantes são os Turingi, Bavari, Gepidi e Vandali. Saxões também são um povo germânico (assim como so Francos também são de origem germânica), mas são tratados diferentes por serem os principais antagonistas por boa parte do jogo.

Estereótipo: Os germânicos são bárbaros perigosos tentando se infiltrar pelas frestas do império. Brutais e truculentos até mesmo contratá-los como mercenários no exército é um perigo.

Auto-Imagem: Somos um povo superior por conta de nossa herança, pois fomos criados pelos deuses da terra e do céu para governar o mundo.

Na Prática: A maior parte dos germânicos ainda se atém às suas tradições, sendo os Frísios conhecidos pelo fanatismo religioso. A cultura guerreira e o ambiente hostil onde vivem os tornam perigosos no campo de batalha.
Nomes:
Spoiler:
Masculinos:
Adlaberth, Adalhard, Adalwulf, Altman, Beringar, Dieter, Eberhard, Friedrich, Fulco, Baufrid, Gervas, Gerwulf, Günter, Hartwig, Helmut, Hindebrand, Hludwig, Hrolf, Leonhard, Lothar, Ludwig, Manfred, Markus, Nokolas, Otto, Reginold, Rein, Siegbert, Siegfried, Siegmund, Tancred, Traugott, Ulrich, Urs, Warin, Wendel.
Femininos:
Adala, Adelinda, Amelinda, Athala, Belinda, Bertilda, Brunhild, Hedwig, Hilda, Hidelgard, Kirsa, Mathildis, Robesia, Walburga.
Religiões e Traços Básicos:
Spoiler:

Paganismo Germânico
Os deuses e deusas da terra são nossos ancestrais. Nunca os abandonaríamos, pois eles nunca nos abandonaram.
|
Catolicismo Ariano
São Arius nos ensinou o caminho do Cristo verdadeiro, que é diferente do Pai e subordinado a ele. Porque somos fiéis a esta verdade, Deus nos protege.
+1d6 Dano
|
+2 HP / +3 Dam
Chaste
10
10
Lustful|
Chaste
13
7
Lustful
Energetic
11
9
Lazy|
Energetic
10
10
Lazy
Forgiving
10
10
Vengeful|
Forgiving
10
10
Vengeful
Generous
13
7
Selfish|
Generous
10
10
Selfish
Honest
12
8
Deceitful|
Honest
13
7
Deceitful
Just
8
12
Arbitrary|
Just
13
7
Arbitrary
Merciful
9
11
Cruel|
Merciful
13
7
Cruel
Modest
7
13
Proud|
Modest
10
10
Proud
Pious
7
13
Worldly|
Pious
10
10
Worldly
Prudent
5
15
Reckless|
Prudent
10
10
Reckless
Temperate
7
13
Indulgent|
Temperate
13
7
Indulgent
Trusting
10
10
Suspicious|
Trusting
10
10
Suspicious
Valorous
15
5
Cowardly|
Valorous
15
5
Cowardly
Terra Natal:
Spoiler:

DadoTerra NatalClasse Paterna e Patronus
1
Langobardia(1-3): Roma L / (4 - 6): Germanica
2
Bavaria(1-3): Roma L / (4 - 6): Germanica
3
Thuringia(1-3): Roma L / (4 - 6): Germanica
4
Alamannia(1-3): Roma L / (4 - 6): Germanica
5
Frisia(1-3): Roma L / (4 - 6): Germanica
6
Burgundia(1-3): Roma L / (4 - 6): Germanica
Paixões Básicas:
Spoiler:

PaixãoNível
Loyalty (Patronus)2d6+5
Love (Family)2d6+5
Hospitality2d6+5
Honor2d6+5
Rechtschaffenheit (Righteousness)4d6+1
Paixão Especial: Rechtschaffenheit Righteousness

O germânico pode, em momentos de necessidade, se inflar da certeza de que vive a vida da melhor maneira e deve fazer a coisa certa, da maneira certa - a sua maneira - quando lhe faltam a coragem ou o orgulho.
Esta paixão especial pode ser usada, conforme a vontade do jogador, ao invés das características Valorous ou Proud. Note que, em uma situação em que as características seriam modificadas negativamente Rechtschaffenheit não é. Por exemplo: a visão do elmo do terrível cavaleiro negro impõe um modificador de -5 na característica Valorous, mas não para a paixão.
Modificadores de Atributos:
Spoiler:
+2 SIZ
+1 APP
Bases das Perícias:
Spoiler:



Last edited by EnderBR on Sun Nov 11, 2012 11:52 am; edited 4 times in total
avatar
EnderBR
Magister Ludi


View user profile

Back to top Go down

Os Orientais

Post  EnderBR on Wed Jan 25, 2012 1:21 pm

Orientais
Descrição:
Spoiler:
O mundo além do Tigre ou Nilo abaixo é, de modo geral, um grande mistério para os romanos, cheio de relatos históricos que se confundem com lendas e preconceitos. O que é impossível de negar é que existem culturas sofisticadas além do império e que seus tesouros podem ser vistos nos mercados mais refinados de Constantinopla e Alexandria. O outro fato é que não é por falta de tentativas que estes povos não foram absorvidos pelo império o que os torna inimigos naturais dos romanos.

Os grupos de orientais tratados aqui são os mais prováveis de se encontrar a serviço do império: Sassanidas (os persas), Egípcios, Árabes e Berberes. Embora sejam povos fundamentalmente distintos, serão tratados pelo mesmo conjunto de regras aqui baseados em algumas semelhanças e simplificações.

O imperador Juliano, após não conseguir subjugar a capital Sassanida começou a retirada dos impérios romanos da região do atual Iraque quando morreu no caminho de volta para casa. O imperador escolhido, Joviano, teve de negociar uma vergonhosa paz com os inimigos, devolvendo territórios que já eram romanos há 100 anos em troca de retirar os exércitos em paz de volta para Constantinopla.

O Egito mantém-se firmamente como o celeiro do império, formalmente território pessoal do imperador, mas seu povo vive uma vida descolada dos dramas da corte como o faz desde sempre e no sul da província são comuns os ataques e saques por guerreiros núbios do reino da Makuria. O mesmo acontece com as províncias mediterrâneas do levante em relação aos guerreiros árabes vindos do deserto.

Estereótipo: Bárbaros temíveis, com rituais de magia negra em seus templos de fogo e cidades dos mortos. Não falam latim direito e cobram preços exorbitantes, mas são nosso único acesso às sedas e especiarias do oriente.

Auto-Imagem: Em nossas terras grandes impérios já cresceram e morreram, alguns benevolentes, outros cruéis e sanguinários. O império dos romanos é apenas mais um destes.

Na Prática: São personalidades exóticas, com filosofia e conhecimento diferente de tudo o mais que se encontra na Europa.
Nomes:
Spoiler:
Masculinos:
Afshim, Aftab, Anjuman, Arash, Ardeshir, Aria, Armin, Ashk, Babak, Bahadur, Bahram, Behnam, Behrouz, Bijan, Darius, Esfandiar, Farhad, Fereydun, Homayoun, Hushang, Irad, Iraj, Jahan, Jamshid, Jan, Kambiz, Kamran, Kayvan, Khorshid, Khosrau, Kourosh, Manuchehr, Mehran, Mehdrad, Milad, Nariman, Naveed, Nima, Omid, Pejman, Pervez, Pourang, Pouria, Ramin, Rostam, Shahab, Shahin, Shahriyar, Shahrokh, Shapur, Shervin, Shiraz, Siavash, Sikandar, Sohrab, Surena.
Femininos:
Anahita, Anousheh, Ariana, Atusa, Azadeh, Bita, Farzaneh, Fereshteh, Hana, Hayat, Homa, Kira, Mahkameh, Mahnoosh, Mahshid, Mahtab, Marzieh, Mozhgan, Nadia, Nakissa, Nargess, Nasrin, Nazanin, Negin, Nehal, Nelofar, Nika, Nina, Parisa, Pegah, Rana, Roshanak, Roya, Rudaba, Saina, Sanaz, Sareh, Sepideh, Shai, Shantia, Sima, Simin, Soraya, Tahmina, Tala, Taraneh, Yasmin, Zita
Religiões e Traços Básicos:
Spoiler:

Zoroastrianismo
Existe a ordem e o caos e todos tem seu papel neste conflito cósmico. Através de meus atos o bem prevalecerá!
|
Judaísmo
Somos o povo escolhido. Deus cuida de nós e de nossas tradições, ainda que no exílio.
+2 HP / +1 Dam / +1 Armor
|
+3 HP / +1 Healing
Chaste
10
10
Lustful|
Chaste
13
7
Lustful
Energetic
10
10
Lazy|
Energetic
13
7
Lazy
Forgiving
13
7
Vengeful|
Forgiving
10
10
Vengeful
Generous
13
7
Selfish|
Generous
10
10
Selfish
Honest
13
7
Deceitful|
Honest
10
10
Deceitful
Just
10
10
Arbitrary|
Just
13
7
Arbitrary
Merciful
10
10
Cruel|
Merciful
10
10
Cruel
Modest
10
10
Proud|
Modest
10
10
Proud
Pious
13
7
Worldly|
Pious
10
10
Worldly
Prudent
10
10
Reckless|
Prudent
13
7
Reckless
Temperate
15
5
Indulgent|
Temperate
15
5
Indulgent
Trusting
10
10
Suspicious|
Trusting
10
10
Suspicious
Valorous
15
5
Cowardly|
Valorous
15
5
Cowardly
----------X----------
|
----------X----------
Gnosticismo
O mundo físico é uma manifestação do mal do demiurge. Através de uma vida santa ascenderei para o plano espiritual e bom ao lado de Deus.
|
Cristianismo Romano
Somos cristãos convertidos perseguidos pelo apóstata Shapur II então nos refugiamos no império sagrado romano.
+2 HP / +1 Healing / +1 Armor
|
+6 HP
Chaste
13
7
Lustful|
Chaste
13
7
Lustful
Energetic
10
10
Lazy|
Energetic
10
10
Lazy
Forgiving
10
10
Vengeful|
Forgiving
13
7
Vengeful
Generous
13
7
Selfish|
Generous
10
10
Selfish
Honest
10
10
Deceitful|
Honest
10
10
Deceitful
Just
10
10
Arbitrary|
Just
10
10
Arbitrary
Merciful
10
10
Cruel|
Merciful
13
7
Cruel
Modest
13
7
Proud|
Modest
13
7
Proud
Pious
13
7
Worldly|
Pious
10
10
Worldly
Prudent
10
10
Reckless|
Prudent
10
10
Reckless
Temperate
15
5
Indulgent|
Temperate
15
5
Indulgent
Trusting
10
10
Suspicious|
Trusting
10
10
Suspicious
Valorous
15
5
Cowardly|
Valorous
15
5
Cowardly
Terra Natal:
Spoiler:

DadoTerra NatalClasse Paterna e Patronus
1
Africae(1-3): Roma II / (4 - 6): Berbere
2
Aegyptus(1-3): Roma II / (4 - 6): Egipcia
3
Palaestina(1-3): Roma II / (4 - 6): Palaestina
4
Syria(1-3): Roma L / (4 - 6): Mesopotamia
5
Mesopotamia(1-3): Roma L / (4 - 6): Mesopotamia
6
Alexandria(1-3): Roma I / (4 - 6): Egípcia
Paixões Básicas:
Spoiler:

PaixãoNível
Loyalty (Patronus)2d6+5
Love (Family)2d6+5
Hospitality2d6+5
Honor2d6+5
Modificadores de Atributos:
Spoiler:
+2 DEX
+1 CON
Bases das Perícias:
Spoiler:

Medicine
Medicine é a habilidade de diagnosticar e tratar corretamente ferimentos e doenças, baseado em experimentação e registros ao invés de mera intuição e tradição. É usada no lugar tanto de Chirurgery quanto de First Aid.
avatar
EnderBR
Magister Ludi


View user profile

Back to top Go down

Re: Culturas e Terras Natais - Descrição e Regras

Post  Sponsored content


Sponsored content


Back to top Go down

Back to top

- Similar topics

 
Permissions in this forum:
You cannot reply to topics in this forum